Práticas ESG para promover a diversidade na empresa

Confira algumas ideias de práticas de sustentabilidade que promovem e valorizam a diversidade dentro da sua organização.

Embora muitas empresas tenham políticas antidiscriminação, ainda existem muitas lacunas em relação a práticas realmente efetivas para promoção da diversidade.

Um plano de ações de sustentabilidade deve ser organizado de acordo com os temas relevantes para organização e seus stakeholders. No entanto, como a diversidade acaba impactando em diversos aspectos, especialmente em social e governança, é um tema essencial.

Para você se inspirar, separamos uma série de ideias e práticas ESG focadas em diversidade, equidade e inclusão. Confira!

Práticas de Sustentabilidade para promover a diversidade

  • Equidade salarial e oportunidades justas: Implementar políticas que garantam a equidade salarial entre funcionários negros e brancos para funções semelhantes, assim como para mulheres e homens.

  • Licença Parental e flexibilidade: Oferecer licença parental remunerada igualitária para ambos os pais e implementar políticas de flexibilidade no trabalho, como trabalho remoto ou horários flexíveis, para ajudar as mulheres a conciliarem suas responsabilidades familiares e profissionais.

  • Políticas de identidade de gênero inclusivas: Implementar políticas que reconheçam e respeitem a identidade de gênero das pessoas transgênero, incluindo políticas de uso de banheiros e vestiários de acordo com a identidade de gênero auto-identificada e o uso de pronomes corretos no ambiente de trabalho.

  • Programas de recrutamento e seleção para neurodiversidade: Desenvolver programas de recrutamento e seleção que levem em consideração as habilidades e competências únicas das pessoas neurodiversas. Isso pode incluir métodos de seleção alternativos, como avaliações práticas e entrevistas estruturadas, que se concentrem nas habilidades relevantes para o cargo.

  • Programas de mentoria e capacitação: Focado em desenvolvimento profissional e carreira, a empresa pode oferecer cursos, treinamento e capacitações para todas as pessoas e específicos para grupos de diversidade.

Promoção da diversidade e representação indígena

Adoção de políticas de recrutamento e seleção que valorizem a inclusão e a equidade. Isso pode incluir metas de contratação de indígenas, programas de desenvolvimento de liderança e mentoria para funcionários indígenas. 

  • Programas de Liderança para Mulheres: Workshops, seminários e grupos de networking para fortalecer suas habilidades de liderança e aumentar sua representação em posições de liderança.

  • Apoio à Saúde Mental e Bem-Estar exclusivo LGBTQIAP+: Fornecer acesso a recursos de apoio à saúde mental e bem-estar específicos para pessoas LGBTQIAP+, incluindo serviços de aconselhamento e suporte emocional, e garantir um ambiente de trabalho seguro e acolhedor livre de discriminação e preconceito.

  • Programas de Desenvolvimento Econômico e Social Indígena: Desenvolver programas de desenvolvimento econômico e social que promovam a inclusão e o empoderamento das comunidades indígenas, incluindo oportunidades de emprego, capacitação e investimento em projetos sustentáveis.

  • Programas de Integração e Capacitação Profissional: Desenvolver programas de integração que ajudem refugiados e migrantes a se adaptarem à cultura local, aprender o idioma do país de acolhimento e adquirir habilidades profissionais relevantes para o mercado de trabalho local. Isso pode incluir programas de capacitação profissional, orientação sobre busca de emprego e apoio para reconhecimento de qualificações.

  • Programas de Conscientização e Sensibilização: Implementar programas de conscientização e sensibilização sobre questões relacionadas às deficiências, incluindo treinamento para todos os funcionários sobre preconceitos inconscientes, linguagem adequada e respeito à diversidade de habilidades.

Acessibilidade

Garantir que o local de trabalho seja acessível para pessoas com deficiências, tanto em termos de infraestrutura física quanto de tecnologia, incluindo instalações adaptadas, equipamentos acessíveis e plataformas digitais compatíveis com leitores de tela e outras tecnologias.

  • Programas de Emprego e Empreendedorismo: Criar programas de emprego e empreendedorismo que ofereçam oportunidades de trabalho digno e sustentável para refugiados e migrantes, reconhecendo e valorizando suas habilidades e experiências únicas. Isso pode incluir programas de estágio, incentivos fiscais para empresas que contratam refugiados e apoio para o estabelecimento de pequenos negócios.

  • Inclusão do Pessoas 60+ no mercado de trabalho: Desenvolver políticas e programas que promovam a inclusão de pessoas mais velhas no mercado de trabalho, reconhecendo e valorizando sua experiência, habilidades e conhecimentos. Isso pode incluir programas de recrutamento específicos, treinamento em habilidades digitais e flexibilidade no trabalho para atender às necessidades de trabalhadores mais velhos.

Essas são algumas ideias de práticas, que, inclusive, já são executadas em empresas de diferentes portes do mercado. Agora, você pode se inspirar e buscar entender quais delas se adequa a sua operação e estratégia.

Se precisar de apoio, conte com a Great People ESG!

A sua empresa possui alguma prática focada em diversidade que não está na lista? Deixe nos comentários!

Marketing Geração Social