Great People se torna signatária do Pacto Global

A pauta ESG tem ganhado ascensão no mercado entre empresas de diferentes setores e portes. No Brasil, milhares de empresas são signatárias do Pacto Global, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Pensando na importância desse movimento e buscando inspirar parceiros, clientes e outros stakeholders, agora a Great People, ecossistema de empresas que colocam as pessoas no centro, é signatária do Pacto Global, maior iniciativa de sustentabilidade do mundo. Além disso, a organização está comprometida com o Ambição 2030, em quatro movimentos: Elas Lideram, Salário Digno, Raça é Prioridade e Mente em Foco.

 
 

Empresas do ecossistema Great People: Great People Consulting, Partners, Youleader, Leadera, Primavera Editorial, The Turing, Geração Social, KAT - Key Advanced Technologies, Jungle Medical e Healthy Place to Work (HPTW)

 
 

Para garantir mudanças verdadeiras e efetivas, a Great People percorrerá toda a Jornada ESG proposta pela Geração Social — integrante do ecossistema Great People e especializada em ESG e sustentabilidade. Com as etapas que envolvem o diagnóstico, a materialidade, a definição de compromissos e a comunicação de resultados, a intenção é fomentar cada vez mais a sustentabilidade no mercado brasileiro.

Saiba mais sobre os compromissos assumidos.

Quais os compromissos de quem assina o Pacto Global?

Ao se tornar signatária do Pacto Global, uma empresa assume compromissos públicos e altamente relevantes para as pessoas e para os negócios. Para embasar as iniciativas, o Pacto Global conta com 10 princípios relevantes, que são:

  1. Apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;

  2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos;

  3. Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

  4. Apoiar eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

  5. Apoiar a abolição efetiva do trabalho infantil;

  6. Eliminar a discriminação no emprego;

  7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

  8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;

  9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis;

  10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Além disso, existem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - metas globais que, se alcançadas, contribuem com toda a sociedade. Como signatária do Pacto Global, a Great People se compromete a contribuir com o desenvolvimento e alcance de cada ODS e princípio que a norteia.

 

Histórico GPTW + Pacto Global

 

Apesar de a Great People ter se tornado signatária do Pacto Global apenas neste ano, essa não é a primeira experiência do ecossistema em relação a esses compromissos. O Great Place to Work Brasil, empresa parceira do ecossistema e que já foi liderada por Ruy Shiozawa, CEO da Great People, é signatária desde 2020.

Para Ruy, a assinatura dos compromissos é uma etapa fundamental para a implementação das medidas necessárias:

 
É claro que as ações são mais importantes do que assinar um papel ou escrever algo na parede. No entanto, assinar o compromisso do Pacto Global é muito importante porque torna público aquilo que você está se comprometendo, além de ser uma forma de estimular todo o mercado a fazer o mesmo. E, com isso, continuar o trabalho que já vem sendo feito: tomar decisões com as pessoas no centro, criar um ambiente de negócios saudável e construir uma sociedade melhor
 
 

Ambição 2030 - Pacto Global

Além dos ODS e dos princípios, o Pacto Global lançou em 2022 a iniciativa Ambição 2030, com 8 movimentos que funcionam como um chamado às empresas para que se comprometam ainda mais em avançar o desenvolvimento sustentável e mitigar impactos mais urgentes.

Os 8 movimentos são:

 

1. Movimento Elas lideram;

2. Movimento +Água;

3. Movimento Salário Digno;

4. Movimento Raça é Prioridade;

5. Movimento Ambição Net Zero

6. Movimento Transparência 100%;

7. Movimento Mente em Foco;

8. Movimento Conexão Circular.

 
 
 

Como você viu, a Great People está comprometida, inicialmente, com 4 desses movimentos (destacados na lista anterior). Com isso, a Jornada ESG também contemplará as iniciativas para atender aos compromissos desses movimentos. 

Sobre a importância de firmar esse compromisso, Roberta Hummel, COO e Diretora de Sustentabilidade da Geração Social, empresa integrante da Great People, comenta:

 
Nesse momento, as assinaturas dos Movimentos 2030 nos dão clareza não só dos compromissos assumidos, mas também do que precisamos fazer para chegar lá. É um momento duplamente importante: primeiro por possibilitar que a Great People organize planos de ação baseados nessas metas globais, e segundo por reforçar nosso papel dentro da comunidade de empresas brasileiras, estimulando outras organizações a seguir esse caminho de importância mundial
 
 

Próximos passos da Jornada

Além de assumir os compromissos do Pacto Global e dos ODS, a Great People terá ajuda da Geração Social. Dessa forma, a organização poderá construir sua jornada ESG de forma sólida e relevante.

Sendo um ecossistema com mais de 10 marcas, a avaliação da Great People terá alguns pontos para considerar. Além de ser analisada como holding, também haverá uma avaliação de cada unidade de negócio.

Isso ocorre porque cada marca tem particularidades e apresenta relativa autonomia. Ao mesmo tempo, cada marca terá um papel na jornada ESG da Great People, já que a estratégia será única, coesa e responsável para refletir cada marca. Esse cenário só é possível porque todas as nossas unidades de negócio estão alinhadas ao mesmo propósito: gerar impactos positivos nas pessoas, nos negócios e na sociedade

Para inspirar o mercado e mostrar o que estar por vir, descrevemos os nossos próximos passos:

 

1. Formação de Squad ESG

O primeiro passo para definir e implementar uma estratégia de sustentabilidade no ecossistema Great People consiste em criar um squad ESG, que funcionará como um comitê para entender questões relevantes, como:

  • a relação entre as marcas;

  • os impactos gerados por cada marca;

  • como cada unidade de negócio gera valor.

Para isso, são coletados dados, gerando conhecimento para embasar as decisões. Para a formação desse squad, o convite se estendeu a todas as pessoas do ecossistema e quem se interessou pôde se inscrever para participar.

A atuação do squad é especialmente importante porque os participantes são os responsáveis por propagar a estratégia de ESG em cada uma das marcas, além de atuarem como pontos de contato. 

Essa abordagem também é essencial para criar uma estratégia transformadora e realmente implementar o ESG na cultura de todo o ecossistema. Ainda, essa é uma forma de propagar o conhecimento sobre ESG, evitando que ele fique concentrado em poucas pessoas.

 

2. Criação da esfera de influência e construção da materialidade

Após a criação do squad, o próximo passo envolve a questão da influência e da materialidade. Nesse sentido, a identificação da influência se relaciona a uma representação visual de como as marcas e suas partes interessadas se conectam. 

Assim, a intenção é compreender como cada unidade de negócio interage de alguma forma, recebendo ou gerando impacto positivo ou negativo.

Nesse contexto, as partes interessadas podem incluir:

  • colaboradores

  • fornecedores

  • clientes

  • sociedade

  • órgãos reguladores

  • imprensa;

  • entre outros grupos de interesse.

Ao compreender como é a dependência e o relacionamento entre as partes, há como priorizar as partes interessadas que precisam de um diálogo mais próximo. Por meio de pesquisas, é possível identificar os temas mais relevantes para essas partes e que influenciam a opinião delas sobre a Great People.

Isso leva à materialidade, que consiste na identificação de temas relevantes que direcionam toda a estratégia de sustentabilidade. Desse modo, é possível direcionar esforços, planos de ação e compromissos, considerando a esfera de influência, os riscos de negócio e o que afeta as partes interessadas.

 

3. Definição de uma política de sustentabilidade, com objetivos e metas

O próximo passo envolve a definição de uma política, que funciona como um compromisso formal e público, no qual a organização demonstra o que ela espera alcançar com a estratégia ESG. Assim, a partir dos temas relevantes identificados é possível estabelecer os compromissos e, consequentemente, objetivos e metas.

É importante determinar esses objetivos para garantir que os compromissos não fiquem apenas no papel, já que eles permitem medir a consolidação do que foi assumido.

 

4. Acompanhamento dos planos de ação

Tão importante quanto definir os objetivos e metas é garantir que esses resultados possam ser alcançados. Para isso, o squad ESG constrói um plano de ação, orientado para o desempenho desejado.

Nesse plano, constam quais ações precisam ser tomadas, desde uma pesquisa para diagnóstico da situação atual até o desenvolvimento de programas específicos. Além disso, é essencial que haja o monitoramento de indicadores, garantindo o acompanhamento da estratégia e os resultados.

 

5. Criação do relatório de sustentabilidade GRI

Outra etapa fundamental envolve a comunicação dos resultados alcançados, o que deve ser feito de modo confiável e padronizado. Por isso, a Great People adota o Relatório GRI, uma norma holandesa que é a mais utilizada no mundo para relatar o progresso em sustentabilidade. Essa norma também estabelece a metodologia de materialidade, que é adotada na estratégia ESG da Great People.

Por meio desse relatório, é possível demonstrar quais são os temas relevantes e como eles foram levantados. Também há a apresentação de aspectos como:

  • compromissos;

  • objetivos;

  • metas;

  • resultados atingidos;

  • resultados não atingidos;

  • forma de gestão dos temas relevantes;

  • compromissos para o futuro.

Dessa forma, há mais transparência na comunicação e mais confiabilidade sobre a estratégia utilizada para contemplar os temas relevantes para as partes interessadas.

 

Acompanhe o progresso do ESG da Great People

Conforme você viu, a Great People agora é signatária do Pacto Global e assumiu compromissos referentes aos Movimentos. Para alcançar os resultados esperados, o ecossistema embarca em uma Jornada ESG completa com apoio da Geração Social.

Para acompanhar os próximos passos e o progresso dos compromissos ESG da Great People, fique de olho nas redes sociais da Geração Social e da Great People!

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