Entenda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vamos entender, afinal, o que são esses objetivos?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesses objetivos estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Antigamente, a agenda mundial contava com 8 Jeitos de Mudar o Mundo, chamados ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) que são considerados um esforço bem-sucedido de combate à pobreza, principalmente do ponto de vista político, alçando esta agenda a uma projeção nunca vista na história da ONU. No entanto, parte dos objetivos não pôde ser alcançada, dada a diversidade socioeconômica de contextos. A fome e a desnutrição no mundo, por exemplo, diminuíram, mas não na velocidade adequada para atingir as metas. Ao mesmo tempo, prosseguem os desmatamentos e ainda há tendência crescente de emissão de gases de efeito estufa no globo.

Antiga agenda ODM - 8 Jeitos de Mudar o Mundo

Antiga agenda ODM - 8 Jeitos de Mudar o Mundo

Outras questões que não foram totalmente enfrentadas pelos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) são o crescimento da desigualdade social no mundo, a sustentabilidade socioambiental, o combate à discriminação racial, étnica, por orientação sexual e identidade de gênero, desafios da juventude e inclusão de pessoas com deficiência.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS

Por isso, na cúpula da ONU em 2015, foi traçado através de pesquisas e estudos, novos objetivos que hoje compõe as 17 áreas para desenvolver ações através dos indicadores.

Veja quais são os cinco pilares da agenda 2030:

  • Pessoas: Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade;

  • Prosperidade: Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza;

  • Paz: Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas;

  • Parcerias: Implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida;

  • Planeta: Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras.

E como faço para articular e participar desses ODS?

Você pode participar e ajudar a alcançar as metas participando do núcleo Movimento Nós Podemos Maringá, a próxima reunião é no dia 26/09 no SESI de Maringá (Antonio Carniel 152) às 8h30.

Contato: ods.maringa@gmail.com
               44 99159-9604 (Vinícius Aguiar)


E a Geração Social está articulando junto com seus clientes e parceiros, para que os objetivos sejam alcançados! 💦🌱🌄


#PorUmPropósitoMaior

 

 

Dados retirados dos sites: 

http://www.estrategiaods.org.br

http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/post-2015.html

Marketing Geração Social