Responsabilidade Social: tudo o que você precisa saber!

A palavra Responsabilidade vem do verbo responder, ela é formada pelos étimos “re” =movimento reverso e “spondiō, dēre”, que quer dizer esperança, expectativa, ambos originados do latim.

Assim, Responsabilidade Social pode ser entendida como o ato de se responsabilizar, ou seja, responder por suas atitudes no âmbito social, implica em ter consciência de que suas ações afetam a si próprio, ao meio ambiente e todas as pessoas ao redor.

Diálogo

Diálogo

Mas afinal, o que é Responsabilidade Social Empresarial?

A ISO 26.000 intitulada Diretrizes sobre Responsabilidade Social define como a: “Responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que:

Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e bem-estar da sociedade;

Leve em consideração as expectativas das partes interessadas;

Esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com as normas internacionais de comportamento; e

Esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações”.

Ou seja, trata-se de a empresa atender as expectativas dos grupos com os quais ela se relaciona, especialmente a sociedade.

Para isso é necessário que ela inclua a Responsabilidade Social no centro de suas operações e atue com sustentabilidade, que significa buscar além dos fins econômicos, também a prudência ambiental e a justiça social.

Para a Geração Social

Para nós, a RSE, Responsabilidade Social Empresarial, consiste em dar um propósito maior para a empresa, que garanta o brilho no olho e a vontade de vestir a camisa.

Implica na empresa adotar no coração da sua gestão a transformação no seu relacionamento com os diversos grupos, procurando entender e atender as essas expectativas, para que se torne uma geradora de bem estar em todas as suas relações.

Desse modo, a empresa opta por tomar decisões conscientes e responsáveis,sustentáveis ao longo prazo, assumindo compromisso com valores de ética e transparência e inovando em sua cultura organizacional.

Para isso é necessário que a empresa possua canais de comunicação efetivos e eficientes e direcionados para os diferentes públicos, como: colaboradores, clientes e consumidores, fornecedores e comunidade.

Para entender melhor a RSE e os diversos grupos exemplificamos

Imagem integrando a vida urbana com a natureza

Imagem integrando a vida urbana com a natureza

Na relação com os colaboradores, a empresa garante um ambiente de trabalho agradável e seguro, além de condições justas que garantam o desenvolvimento do colaborador e sua qualidade de vida, com informação e programas que permitam ao colaborador contribuir de fato com o crescimento da organização.

Na relação com os clientes a empresa disponibiliza informações adequadas de seus produtos, conhecendo, alertando e estando preparada para tratar possíveis efeitos negativos. Busca conhecer as necessidades do cliente e ouve sua opinião para melhoria de sua atuação.

Com os fornecedores realiza pesquisas antes da contratação e adota critérios que dão preferência para empresas com boas práticas, micro e pequenos empreendedores e localizadas na região, incentivando assim o desenvolvimento local.  

Em relação ao meio ambiente, a empresa busca conhecer os impactos negativos que causa e adota posturas para erradica-los ou minimiza-los, também opta por materiais ecoeficientes, realiza reciclagem, e redução do consumo.

Em relação a comunidade a empresa atua ajudando na implementação de projetos sociais, fazendo ações pontuais, que inserem a cultura do voluntariado nas relações empresariais, mas indo além e realizando ações permanentes que realmente gerem impacto positivo na sociedade.

Junto a Sociedade e Governo, atua a favor do combate a corrupção e utilizando as mídias sócias para fazer mais que vender um produto, mas também promover a conscientização para temas importantes como saúde, bem estar, meio ambiente e contribui para a melhoria de espaços públicos.

Para quem é?

Sociedade

Sociedade

Diferente do que muitos podem pensar a Responsabilidade Social não se limita a grandes empresas, é muito importante a adesão das micro e pequenas porque elas compõe cerca de 92% do mercado brasileiro, então o impacto positivo que podem causar na sociedade como um todo é maior, além de, dessa forma, terem acesso às práticasrealizadas nas melhores e maiores empresas do mundo.

A Responsabilidade Social integra todos os negócios, portanto não é mais uma opção, e sim algo necessário paras as empresas, a sociedade e o meio ambiente.

#PorUmPropositoMaior

Marketing Geração Social