Visibilidade: Como divulgar suas ações sociais?

A sua empresa já encontrou um propósito, está contribuindo para o desenvolvimento sustentável, possui uma equipe motivada e alinhada aos seus valores, promove ações sociais, mas, ainda sim, você sente que o público não está sendo informado sobre os seus projetos? Confira, então, se a sua marca está seguindo os 10 passos que o time da Geração Social elencou para que as suas ações sociais tenham mais visibilidade entre a sua comunidade.

(Foto: Helloquence/Unsplash)

(Foto: Helloquence/Unsplash)

 

Profissional adequado

O seu time conta com um profissional dedicado exclusivamente à divulgação de suas ações? É importante que a sua empresa destine uma parte de sua atenção e, consequentemente, do seu orçamento para a área de comunicação, já que é esse profissional que entrará em contato direto com o seu público e poderá atrair mais seguidores para os seus projetos. Tenha em mente que esse membro da equipe deve ser comunicativo, criativo e preparado para lidar com o público da sua empresa.

Planejamento estratégico

Toda divulgação precisa de um bom planejamento e isso não é diferente para os projetos da sua marca! Antes de sair postando a respeito de suas ações sociais, é preciso criar um cronograma de trabalho, que contenha os objetivos da empresa em relação à comunicação: o que será produzido, as datas em que as produções serão feitas e como serão veiculadas ao público. Também é interessante que os profissionais envolvidos nessa etapa (aquele mencionado acima junto com a sua equipe) já comecem a pensar em conteúdos exclusivos para cada eixo de comunicação: mídias tradicionais, Facebook, Instagram e Twitter.

Mídias Sociais

Além dos veículos tradicionais, como a mídia impressa, a televisão e o rádio, é importante que a sua empresa esteja presente também nas redes sociais. Perfis no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn fazem com que a sua marca fique mais próxima do seu público. Dessa forma, o diálogo com as pessoas que se interessam pelo seu trabalho se torna mais fácil e a solução de possíveis problemas, mais rápida.

Não se esqueça de fazer uma pesquisa de público! É preciso saber quais são as pessoas que podem se interessar pelas suas atividades e, assim, investir nas redes sociais mais adequadas.

Criatividade

Existem diversas empresas no mercado divulgando projetos e, para que a sua marca se destaque nessa imensidão de informações, a criatividade tem um papel fundamental. É importante que você saiba o diferencial de seus projetos e utilize essa informação para se sobressair. Seja em posts de publicidade, mídia social, comentários, e até em eventos, é essencial que a sua empresa busque sempre se destacar mostrando algo novo, que o público ainda não viu.

Acessibilidade

Será que as suas atividades estão de fato chegando ao máximo de pessoas possíveis? Pequenas mudanças na forma de publicar algo nas redes sociais, além de mostrar que a sua empresa se importa com a inclusão de pessoas com deficiência, por exemplo, vão fazer com que a sua mensagem chegue a um público bem maior, que muitas vezes é negligenciado por esse setor.

Por exemplo, a hashtag #PraCegoVer, no Facebook, é uma ferramenta interessante para tornar as imagens da sua página acessíveis também para as pessoas com deficiência visual. Essa ferramenta pode, inclusive, trazer mais acessos ao conteúdo da sua marca, já que nem todas as empresas prestam atenção a esse tipo de inclusão, o que é um enorme diferencial para mostrar que você se importa com a sua comunidade. Grandes nomes como Avon, Coca-cola, Petrobrás, Skol e até o Ministério Público Federal tem investido em acessibilidade nas redes sociais, utilizando a hashtag.  

Interação

Também é importante que as pessoas que acompanham o seu trabalho se sintam parte da empresa. Portanto, não hesite em fazer contato com o público que acompanha as suas atividades. Por meio de animações, enquetes, gifs, vídeos ou fotos, no Facebook, Instagram e Twitter, responda as questões e converse com os seus seguidores. Quanto mais interação, maior é o alcance da sua postagem e melhor é a sua relação com o público!

Eventos

Nada melhor que um evento para se manter próximo da comunidade! Nesse ambiente, sua empresa pode promover ações sociais e engajar a sua equipe enquanto interage com o seu público. Além disso, os eventos são lugares propícios para encontrar novos parceiros e ter novas ideias.  

Público atualizado

Sempre que possível informe os seus seguidores a respeito de seus projetos. É essencial que as pessoas lembrem que a sua empresa tem práticas sociais contínuas e está atuando a todo o momento. Não basta demonstrar apoio apenas às causas pontuais, que estão “em alta”. É preciso que as suas campanhas convençam a comunidade de que a marca está, de fato, engajada em uma questão social e realmente se importa com a ação.

Associe sua marca à ação social

Uma boa forma de mostrar que a sua empresa está engajada em determinada ação, é relacioná-la diretamente ao projeto. Tente encontrar uma causa que realmente motive a sua equipe e trabalhe com a ideia de forma constante. Marcas que demonstram transparência e apoio verdadeiro a uma causa podem conquistar seguidores fiéis e advogados da empresa.

O McDia Feliz, do Instituto Ronald, é um grande exemplo de associação da marca à ação social. Além do nome, que é uma referência à empresa, a marca utiliza um de seus principais produtos durante a campanha. O McDonald’s destina a arrecadação de vendas (retirados os impostos) do lanche Big Mac para entidades que trabalham com crianças e adolescentes que lutam contra o câncer. A campanha é realizada desde 1977 e é conhecida mundialmente.

Equipe motivada

Não se esqueça de manter o seu time motivado! A sua equipe deve estar sempre preparada para fornecer a melhor informação a respeito das ações de sua marca. Com um time engajado, que acredita nas causas da sua empresa, é mais fácil que os diálogos com o público tenham o melhor resultado possível!

 

Seguindo esses passos, você deve obter um saldo positivo na divulgação de suas ações sociais e no bem estar da sua empresa!