Quer colaboradores motivados e engajados?

Time Motivado

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Dê a eles um propósito!

Qual é o chefe, patrão ou líder que gosta daquele colaborador que vai trabalhar só para pagar as contas no fim do mês? Faz o mínimo possível só para receber seu salário, não veste a camisa da empresa, não tem proatividade e ainda por cima não sai do celular? Nenhum!

Estudos realizados pela Gallup no Brasil indicam que apenas 27% dos colaboradores se encontram engajados, atuando com seu potencial e de forma produtiva, de modo que 61% estão desengajados, apenas “deixando a vida levar” e que 12% atuam de forma ativamente desengajada, ou seja, procurando prejudicar a própria empresa.

Mas existe uma solução!

Quer que seu colaborador trabalhe com engajamento e motivação? Mostre que a sua empresa também não trabalha só para pagar as contas e remunerar os donos do negócio, que ela também não faz só o mínimo perante a sociedade, dê um propósito maior para ela, seja o exemplo. Que tal adotar como propósito ajudar a construir um mundo melhor?  

O propósito é um grande ativador e motivador, especialmente quando inserido no centro da cultura organizacional, é o que faz as segundas-feiras se tornarem agradáveis, os momentos difíceis se tornarem superáveis e o guia quando houver perda de foco.

Não basta apenas suprir as necessidades fisiológicas e de segurança

 A hierarquia das necessidades de Maslow, estudo realizado pelo psicólogo referido sobre motivação, reforça esse pensamento. Isso porque, conforme pode ser visto na imagem abaixo, para que qualquer indivíduo sinta-se motivado não basta apenas suprir as necessidades fisiológicas e de segurança, as quais o dinheiro supre bem e que garantem apenas a sobrevivência. É necessário também suprir as demandas sociais e de estima, para que o indivíduo chegue a tão sonhada autorrealização.

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A Responsabilidade Social Empresarial dá as empresas um propósito maior que o apenas gerar lucro e sobreviver, ela tem como objetivo gerar valor em cada relação da empresa, visando entender as expectativas de todos que se relacionam com ela, especialmente o colaborador, permitindo assim que ele desenvolva todo seu potencial, melhorando sua produtividade e motivação, ao sentir que faz parte e contribui com uma empresa que ajuda a construir um mundo melhor.

Para que a Responsabilidade Social seja real, e todos os seus benefícios sejam incorporados, ele deve ser mais que apenas palavras na parede, deve estar presente em cada relação da empresa, no seu planejamento estratégico e no seu centro. Possibilitando às pessoas amarem e confiarem na empresa.

Quer colaboradores motivados e engajados?

Seja uma empresa motivada e engajada, dê o exemplo ao buscar não somente o lucro e a sobrevivência, mas também um propósito maior.

Para ler o artigo da Gallup na íntegra clique aqui.

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