O que é trabalhar #PorUmPropósitoMaior

Trabalhar por um propósito maior é o que verdadeiramente faz a diferença tanto na vida de profissionais quanto para as empresas.
Naturalmente todo trabalho possui um propósito; mas não um propósito maior. E é exatamente sobre este assunto que iremos abordar neste post. O que é afinal, trabalhar por um propósito maior e qual seu impacto para as empresas na sociedade?
Segundo o Dicionário Online, propósito é a “grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa”. Assim, todo propósito está relacionado a um objetivo específico que se busca atingir com o forte desejo de concretização.
De acordo com o mesmo dicionário, trabalho significa um “conjunto das atividades realizadas por alguém para alcançar um determinado fim ou propósito” através de mecanismos mentais ou intelectuais utilizados na concretização de algo.
propósito-maior-na-vida.jpg

O conceito #PropósitoMaior.

Diferente de ter objetivos e metas a cumprir e que mudam a cada dia, semana, mês ou durante um determinado período; ter um propósito maior é ter uma firme convicção, IMUTÁVEL e que direciona toda a sua forma de pensar, viver e trabalhar.
O propósito maior está diretamente relacionado aos valores e princípios de uma pessoa; é o alicerce, ou seja, a base que sustenta o empenho de um indivíduo ou grupo específico de pessoas que compartilham juntas uma mesma causa.

O Propósito maior no trabalho.

As ações realizadas com a finalidade de cumprir objetivos e metas no trabalho são pagas através de um salário; no entanto trabalhar por um propósito maior não tem preço, sabe por quê?
Porque trabalhar por um propósito maior se trata de executar tarefas com a finalidade de promover o bem pessoal através da satisfação e possibilitar o bem coletivo através da responsabilidade social.
Assim como uma árvore se mantém fixa ao solo, o propósito maior é a raiz que sustenta e mantém firmes os indivíduos em seus trabalhos; independente das adversidades.

Trabalhar por um propósito maior - pessoal.

O propósito pessoal contém os princípios que movem a satisfação do indivíduo e vão além do simples cumprimento de metas e objetivos. Está relacionado ao bem-estar da pessoa e não APENAS a obrigatoriedades como cumprir uma determinada quantidade de tarefas, uma carga horária específica e a normas legislativas.
Trabalhar por um propósito maior pessoal é ter prazer em fazer o que se faz; é atuar com gosto e boa vontade em cada atitude. Por isso, é fundamental para o profissional que seus ideais e princípios estejam alinhados com a missão, visão e valores da empresa para qual trabalha.
trabalho-por-um-propósito-maior.jpg

Vantagens de se trabalhar por um propósito maior.

O profissional que desempenha seu trabalho com um propósito maior é:
  • Bem humorado.
  • Destaca-se na empresa pela qualidade de seus serviços.
  • Possui capacidade de contornar adversidades com facilidade
  • Tem aptidão para driblar conflitos interpessoais.
  • Mais saudável.

Propósito maior e saúde ocupacional.

Exercer uma profissão apenas priorizando o retorno financeiro é algo que tem desgastado muitas pessoas, inclusive provocado estresse e outros problemas de saúde. O governo federal divulgou dados do Ministério Público do Trabalho que comprovam o licenciamento de mais de, 55,3 mil trabalhadores entre 2012 e 2016 em decorrência de algum transtorno psicológico.
Quem costuma trabalhar por um propósito maior tem mais saúde emocional porque, de forma natural e espontânea, atua de forma integrada e inteligente; o que reflete positivamente em seu organismo.
Não somente utiliza mecanismos mentais ou intelectuais para desenvolver suas tarefas como também faz uso da sua inteligência emocional para motivar a si mesmo e a sua equipe de trabalho.

Trabalhar por um propósito maior - coletivo.

Propósito coletivo é a meta de muitas empresas na atualidade e visa o agrupamento de pessoas que possuem os mesmos princípios de vida. É um grande desafio e uma realidade palpável que otimiza resultados de vendas e a qualidade de produtos e serviços oferecidos pelas organizações.
É, sem dúvida, o grande diferencial no mercado pois todos trabalham motivados simultaneamente para o mesmo fim. Você sabe o que é isso na prática? Todos trabalhando simultaneamente por um propósito maior?
Sucesso garantido para qualquer empresa! E para atingir este sucesso o segredo é recrutar e selecionar profissionais certos para as vagas certas. Acredite, é como “ganhar na loteria”; já a curto prazo é possível medir os resultados do empenho e dedicação coletiva ao se trabalhar por um propósito comum.
Não adianta escolher o melhor profissional; formado no exterior, que possui mais cursos,  capacidades e até prêmios reconhecidos internacionalmente, se o mesmo possui propósitos totalmente opostos aos da empresa. Pois isso não é garantia de resultado!

O propósito maior das empresas.

O propósito maior é um dos pilares das empresas que atuam através do capitalismo consciente. Definir a missão, visão e valores é um requisito fundamental para qualquer empresa. Afinal, ela precisa saber o contexto em que está inserida no mercado e traçar planos que irão auxiliá-la a chegar à posição pretendida entendendo e atendendo sempre as necessidades dos seus clientes.
Para recrutar e selecionar profissionais com o mesmo propósito da empresa, ela primeiro, precisa ter muito bem definido o seu propósito maior; que vai muito além da ética e até mesmo da missão, visão e valores da organização.
Uma empresa com propósito maior não apenas se limita ao lucro e às vendas, mas também incorpora à sua existência, o compromisso com seus funcionários e com a sociedade em geral.
Ao investir no benefício social, as empresas vão além de atender as necessidades de seus clientes e funcionários; e isso estimula naturalmente as vendas e proporciona lucros significativos para as organizações colocando-a num ciclo rentável e numa posição estável diante do mercado, cuja manutenção deve ser constantemente monitorada e atualizada.

 

Vanessa Modaeli