Motivação dos colaboradores: como aumentar?

A motivação dos colaboradores está relacionada com o grau de satisfação que os funcionários possuem ao desempenharem suas atividades num determinado ambiente de trabalho.  
O maior benefício para uma empresa que mantém a motivação dos colaboradores é o aumento da sua produtividade. E, segundo pesquisa da Right Management, que entrevistou 30 mil pessoas; profissionais motivados garantem  50% a mais de produtividade para as organizações.
De modo geral, os principais sinais de falta de motivação dos colaboradores nas empresas são:
  • Reclamações constantes.
  • Falta de comunicação com outros colaboradores.
  • Queda de desempenho.
  • Falta de cumprimento de metas.
  • Fechamento a mudanças, sugestões e críticas construtivas.
  • Faltas frequentes.
  • Falta de participação em atividades coletivas e treinamentos.

Motivação dos colaboradores no dia a dia.

É natural que todo colaborador que começa trabalhar em uma nova empresa tenha um desempenho favorável porque está cheio de expectativas e motivações.
No entanto, com o passar do tempo, perde o ânimo e a motivação; o que acaba comprometendo a qualidade e a produtividade dos serviços prestados.
É neste contexto que está o desafio das empresas; manter a motivação dos colaboradores durante todo vínculo de trabalho.
Você quer saber, na prática, como aumentar a motivação dos colaboradores da sua empresa? Continue lendo este post e dê os primeiros passos.

Motivação dos colaboradores: passo a passo.

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1. Analise o perfil dos seus colaboradores.

Entender o processo de motivação dos colaboradores é algo complexo pois varia de intensidade e de pessoa para pessoa conforme a situação. Por isso, faça uma pesquisa de satisfação com seus colaboradores e identifique os principais fatores que causam desmotivação no trabalho.
Assim é possível identificar as reais causas da falta de motivação e pensar estrategicamente para resolver o problema aplicando as técnicas que serão mais compatíveis com a realidade da sua empresa..

2. Organize os processos na sua empresa.

As tarefas realizadas pelos colaboradores dependem umas das outras e estão interligadas entre si. Por isso é de extrema importância ter uma estrutura que facilite a execução dos trabalhos.
Supervisionar as equipes através de planos de ação que contenham a descrição das funções, funcionários responsáveis e prazos específicos é uma forma de garantir a motivação dos colaboradores.
Assim, evita-se a falta de comprometimento de um ou outro funcionário que tende a acomodar-se sobrecarregando os demais, diminuindo atrasos e estresses. A organização dos processos da sua empresa deve ser estruturada de modo a incentivar o trabalho coletivo.

3. Aprimore a comunicação interna da sua empresa.

Quem não conhece o ditado: quem tem boca vai à Roma? Esta expressão é muito útil para ressaltar esta etapa. O que pretendo frisar é que, através da comunicação, sua empresa pode chegar aonde ela quiser. Não adianta nada ela ter a melhor organização se não explicitar para seus funcionários como devem se comportar.
Tem muita empresa por aí que vive fazendo reuniões e mais reuniões e não sai do lugar. E isto é muito desmotivador! Não é disto que estou falando, me refiro a uma comunicação interna eficaz.
O processo comunicacional pode ser simples, desde que seja benéfico para a empresa. Como exemplo podemos citar os feedbacks. Tem coisa pior do que ficar preso a uma resposta que atrasa todo o seu trabalho? Todos os funcionários devem considerar um ou mais períodos do dia para falar ao telefone, responder e-mails ou enviar mensagens.
A empresa pode, inclusive, criar regras de comunicação interna para evitar conflitos, mal entendimentos, situações de estresse e, assim, proporcionar melhor satisfação e rendimento durante o trabalho.    

4. Comece a motivação pela equipe de RH.

A motivação dos colaboradores deve começar pelo RH, que é um departamento fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Os funcionários deste setor precisam estar motivados priorizando a contratação de pessoas que já possuem motivações e propósitos próprios de vida.
Uma pesquisa da consultoria Robert Half detectou que a maioria das demissões no Brasil estão associadas ao comportamento do funcionário. Falta de adequação à cultura da empresa, relacionamento ruim com a equipe e com o supervisor somaram 52% dentre as principais causas demissionais.
O RH tem papel fundamental para a motivação dos colaboradores desde o recrutamento e seleção de pessoas, devendo priorizar a transparência durante o processo de contratação, tanto por parte do candidato quanto da empresa.

5. Tenha sempre um propósito organizacional.

A motivação, aliada ao propósito, mantém o empenho e os esforços contínuos  do colaborador; indo além da concretização de um determinado objetivo. Incentivos monetários e outros benefícios concedidos aos funcionários motivam as pessoas a alcançarem suas metas; porém, a motivação duradoura é aquela que atende às necessidades psicológicas do colaborador.
A Responsabilidade Social e Empresarial (RSE), por exemplo, é uma excelente forma de aumentar a motivação dos colaboradores da sua empresa pois está associada à esperança, aos sonhos e aos desejos coletivos que geram impulso, força de vontade e determinação interior sólida para concretizar projetos.
Desta forma, pode-se criar um projeto coletivo onde todos possam participar, compartilhando ideias e sonhos em comum. A RSE desenvolve o comportamento motivado nos colaboradores a partir de estímulos de ideais positivos que unem os profissionais a se empenharem por uma causa única; que com o tempo, passa a refletir positivamente nas relações interpessoais e no método de trabalho dos colaboradores.
A aplicação destes cinco passos, quando bem gerenciados, colaboram para o desenvolvimento da organização, aumentando a motivação mútua dos colaboradores, a sinergia, a produtividade, a lucratividade e a imagem da empresa no mercado e na sociedade.
 
Vanessa Modaeli